Vamos lá! Poste recados com quaisquer tipos de assuntos, notícias globais, declarações de amor, e muito mais!
Neste espaço, o objetivo é proporcionar uma grande interatividade entre todos postadores e visitantes. Sempre que possível, estaremos postando comunicados com informações úteis.
Antes de postar, clique aqui para ler Nosso Regulamento.
Regulamento atualizado em: 30 de Janeiro de 2016.
Para ir direto ler as mensagens aperte a tecla Alt + 5 ou Clique Aqui!
Temos ao total: 41689 recados postados.
Para buscar um recado, preencha o campo abaixo:
Cegueta.com - © 2026 - Todos os direitos reservados.
Postado por cleide
Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.
Humildade é nossa maior proteção. Ela nos mantém alerta para todas as possibilidades, desde sermos enganados até a de criarmos os mais surpreendentes milagres. Humildade é o fruto do auto-respeito: uma pessoa humilde nunca teme perder. Para isso precisamos sempre ir para dentro de nós mesmos. Nada e ninguém podem nos tirar esse recurso.
Humildade nasce da segurança interna, nos deixa prontos a comunicar, cooperar com novos pensamentos e idéias. É a prova da maestria de ter conquistado o “eu” e “meu” limitados que anulam o respeito e a amizade. Nós devemos ser tutores, não donos. A posse automaticamente cria o medo de perder. Ser um tutor nos dá entendimento que nada e ninguém é nosso. Paradoxalmente, ao renunciar tudo, recebemos tudo. O que precisarmos virá até nós, mais cedo ou mais tarde. Há o suficiente para todos.
A atitude de ser um tutor significa que economizamos uma grande quantidade de energia mental e emocional, uma vez que tempo não é desperdiçado em cálculos egoístas ou manipulações espertas. Com a atitude de ser um tutor nos tornamos mestres. Um mestre trabalha com os princípios eternos do universo. Ele é humilde e auto-suficiente, mantém equilíbrio e harmonia.
A maior humildade de todas é reconhecer e aceitar que existem leis além daquelas dos seres humanos e que não somos o padrão do universo. Os princípios eternos protegem e governam o bem-estar de todas as formas de vida. Quando nos alinhamos com as verdades eternas, encontramos a liberdade, nosso caminho. Alinhamento às leis divinas não nos limita ou anula. Ao contrário, as leis eternas são o meio que permitem a expressão completa do indivíduo. Não há transgressão, uma vez que respeito é sempre dado à individualidade dos outros. A harmonia é mantida.
Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Auto-respeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.
Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em auto-estima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o auto-respeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.
tenham todos um bom dia!
0 curtiram
Postado por Gisele Cristina
Quem se deixa levar pelo nervosismo, destrói o equilíbrio,
a paz, a razão, cria problemas e faz da vida um tormento.
O nervosismo dificulta e esconde a solução dos problemas,
ao passo que a calma favorece o raciocínio e apresenta a solução.
Mesmo quando tudo se mostre difícil e uma solução pareça
impossível, asserene o espírito, levante o pensamento à Vida e Ela
lhe mostrará o que você não via, por causa do véu do nervosismo.
Tenha calma.
Da calma nasce o otimismo e deste a prosperidade.
Lourival Lopes
Extraído de "Gotas de esperança"
0 curtiram
Postado por Danilo
Assim, a partir do mês de março, será adotada a bandeira amarela no sistema de bandeiras tarifárias, o que significa acréscimo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no total da conta.
A mudança vai causar um pequeno impacto no valor total da conta, que ficará cerca de 3 por cento mais barata.
O primeiro alivio foi anunciado na semana passada, quando a atual bandeira vermelha caiu para R$ 3 a cada 100 kWh.
Assim, no total, a conta de luz pode cerca de 7 por cento mais barata a partir de março.
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga garantiu que “o setor elétrico entra definitivamente em viés de queda de tarifa, ou seja, haverá redução de custo de energia para o consumidor no ano de 2016”.
Ele acredita que nos próximos meses a bandeira amarela vai baixar para a verde, que não cobra taxa extra do contribuinte.
História
O sobe e desce de preços da energia elétrica no brasil começou em 2012, com o anúncio otimista da presidente Dilma Rousseff de que a conta seria reduzida.
Foi verdade: conta caiu em média 16% em 2013, um ano antes das eleições.
Mas a estiagem baixou o nível dos reservatórios e estragou os planos do governo, que foi obrigado a acionar usinas termelétricas para ajudar no abastecimento.
Resultado: em 2014 a conta subiu cerca de 18% e no ano passado, mais 51 por cento em média.
O economista Carlos Eduardo Freitas não acredita que a queda na conta de luz tenha motivação eleitoral.
Ele falou que tivemos duas notícias que pressionaram para baixo o valor da conta: o aumento da chuva e a recessão que faz reduzir o consumo de energia elétrica no pais.
Fonte: Agência Brasil
0 curtiram
Postado por Danilo
A licença-paternidade pode subir de 5 para 20 dias no Brasil.
Já a licença-maternidade pode aumentar para 6 meses, também por meio do Programa Empresa-Cidadã.
A prorrogação das licenças também valerá para os empregados que adotarem crianças.
As mudanças foram aprovadas nesta quarta-feira (3) pelo Senado. Elas estão no projeto que institui o marco legal da primeira infância.
O projeto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, depende agora de sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor.
Detalhes
O texto estabelece que a licença paternidade pode ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.
O Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010, possibilita a ampliação do prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro meses para até seis meses.
Até aquele momento, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.
O programa permite que a empresa deduza de impostos federais o total da remuneração integral da funcionária.
A empresa que adere ao programa pode abater do Imposto de Renda devido valores dos dois salários extras. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.
Segundo o projeto, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles, sob pena de perdem o direito à prorrogação.
Com informações da Agência Senado
0 curtiram
Postado por Cida Silva
Já retornei ao trabalho, mas como amo esse espaço, cá estou novamente. Forte abraço a todos e confiram esse texto!
BOLSA DA AMIZADE
1. Amigos distantes
Ter um bom amigo é um dos maiores prazeres da vida. Contudo, ser bom amigo é um dos mais nobres e mais difíceis compromissos.
Nos dias em que vivemos, parece que esse compromisso vai se tornando mais árduo.
Crescemos ao lado de alguém, convivemos, tornamo-nos amigos inseparáveis.
Então, um dia, motivos profissionais, familiares ou financeiros nos remetem a outras paragens, muito distante desses amigos.
Os anos passam, as tarefas se multiplicam, a vida nos envolve com tantas coisas, e o tempo vai se tornando sempre mais curto para os amigos... tão distantes.
Por isso, algumas dicas podem ser colocadas em prática, a fim de não se perder essa preciosidade que se chama amizade.
Primeiro: marquemos encontros.
A frequência com que poderemos fazer isso dependerá de tempo, distância, finanças e muitos outros fatores.
Contudo, se não for possível sempre, procuremos estar pessoalmente presentes, ao menos uma vez por ano.
Segundo: invistamos na telefonia.
O celular pode se tornar uma linha viva de comunicação entre amigos que estão longe um do outro.
Pensemos em nossa conta de celular como um investimento em nossas amizades.
Terceiro: usemos a tecnologia.
Enviemos e-mails, mas não fiquemos copiando e-mails enormes da internet, mensagens de outros.
Não. Escrevamos nós mesmos, com nossas palavras. Isso vale muito mais. Sejamos breves. Se o nosso tempo é precioso, o do amigo também é.
Mensagens retiradas da internet são recebidas às dezenas, duplicadas ou triplicadas. Não têm o mesmo valor.
O nosso e-mail será único e é isso que importa para a amizade.
Quarto: enviemos fotos.
Este é um modo excelente do amigo saber como estamos. Façamos fotos nossas, em diferentes lugares, em diversas situações e mandemos, vez ou outra, aos
amigos.
Não esqueçamos de escrever uma notinha. Reconhecer nossas letras será sempre emocionante.
Quinto: passemos férias juntos.
Encontremo-nos em algum lugar, entre nossas cidades. Consultemos colônias de férias, hotéis, lugares agradáveis e combinemos passar uma semana divertindo-nos
e renovando a amizade.
Coloquemos o papo em dia. Recordemos bons momentos e produzamos outros tantos para recordar, nos dias de separação que tornarão a acontecer.
Sexto: ao menos digamos oi.
Se estivermos muito ocupados, atolados em papéis e obrigações, sem tempo para respirar; se acharmos que não temos condições de escrever ou telefonar, separemos
uns minutinhos para escrever uma mensagem breve: Oi, tudo bem?
Usemos a web, o skype e perguntemos: Tudo bem, aí? Até depois!
Mantenhamos as linhas de comunicação abertas.
Sétimo: oremos pelos nossos amigos.
A oração estabelece linhas de comunicação invisíveis, ao tempo em que, igualmente, estaremos rogando a proteção dos céus ao amigo que, por vezes, está
passando por situação dolorosa.
Oremos sempre e com fidelidade. Recomendemos nossos amigos a Deus, aos bons Espíritos.
É possível que não consigamos seguir todos estes itens, mas tentemos, começando ao menos com um deles.
Porque o único meio de conservar um amigo é ser amigo.
* * *
Invistamos na bolsa de valores da amizade, todos os dias. Os lucros sempre serão compensadores.
Lembremo-nos: amigo verdadeiro é aquele que compartilha todas as tristezas e dobra as alegrias.
Sejamos amigo!
O amigo alegre é como um dia de sol, que lança seu brilho em tudo à volta.
Sejamos um dia de sol, todos os dias.
Fonte: com base no cap. Grandes citações sobre a amizade
e cap. Dez ideias para permanecer perto quando se está distante, do livro
Listas para aquecer o coração, de Alice Gray, Steve Stephens
e John Van Diest, ed. ATOS.
2. A arte do amor
Comunicação, a arte de falar um com o outro, dizer o que sentimos e pretendemos, falando com clareza, ouvir o que o outro fala, deixá-lo certo de que estamos
ouvindo é, sem sombra de dúvida, a habilidade mais essencial para a criação e a manutenção de um relacionamento amoroso.
A afirmativa é de Leo Buscaglia, professor da Universidade da Califórnia do Sul.
Ele diz que o mais alto nível da comunicação é o não verbal. O que quer dizer: se você ama, mostre isto em atitudes. Faça coisas amorosas para o outro.
Seja atencioso. Coloque os seus sentimentos na prática.
Faça aquela comida favorita. Mande flores. Lembre-se dos aniversários. Crie os seus próprios feriados de amor. Não espere pelo dia dos namorados.
E ele relaciona alguns pontos importantes para que uma relação a dois se aprofunde e se agigante, vencendo os dias, os meses e os anos.
Diga sempre ao outro que o ama, através de suas palavras, suas atitudes e seus gestos. Não pense que o seu par já sabe disso. Ele precisa desta afirmação.
Cumprimente sempre o seu amor pelos trabalhos bem-feitos. Não o deprecie. Dê o seu apoio quando ele falhar. Pense que tudo o que ele faz por você, não
o faz por obrigação. E estímulo e elogio asseguram que ele vai repetir a dose.
Quando você se sentir solitário, incompreendido, deixe-o saber. Ele se sentirá mais forte por reconhecer que tem forças para confortar você. Lembre que,
apesar de amá-lo, o outro ainda não pode ler a sua mente. Não se feche em si mesmo.
Expresse sentimentos e pensamentos de alegria. Eles dão vida ao relacionamento. É maravilhoso celebrar dias comuns, datas pessoais, como o primeiro encontro,
o primeiro olhar, o dia da reconciliação depois de um breve desentendimento.
Dê presentes de amor sem motivo. Ouça a sua própria voz a falar de sua felicidade.
Diga ao seu amor que ele é uma pessoa especial. Não deprecie os sentimentos dele. O que ele sente ou vê é sua experiência pessoal, portanto, importante
e real.
Abrace sempre. A comunicação de amor não verbal revitaliza a relação.
Respeite o silêncio do seu companheiro. Momentos de quietude também fazem parte das necessidades espirituais de cada um.
Finalmente, deixe que os outros saibam que você valoriza a quem ama, pois é bom partilhar as alegrias de um saudável relacionamento a dois com os amigos.
* * *
É possível que você esteja pensando que todas essas recomendações não são realmente necessárias entre pessoas que se amam. Elas acontecem de forma espontânea.
Mas, nem tanto. Nem sempre. São esses vários aspectos da comunicação que constituem o alicerce de um relacionamento amoroso saudável. Eles também produzem
os sons mais maravilhosos do mundo. Os sons do amor. Experimente.
Fonte: com base no cap. 2do livro Amando uns aos outros, de Leo Buscaglia,
ed. Record.
0 curtiram
Postado por Danilo
Isso acontece porque, na realidade, essa tecla não foi feita para servir como um atalho dedicado para essa função.
No entanto, isso não significa que o serviço da Google não permite que você use alguns truques simples para navegar de forma mais prática e rápida pelo conteúdo reproduzido.
No caso citado acima, por exemplo, a barra de espaço pode ser facilmente substituída pela tecla da letra K.
Por mais que isso pareça algo arbitrário, o motivo real é que esse botão do teclado é tradicionalmente usado para pausar e retomar a reprodução de vídeos em programas de edição de imagens.
Da mesma forma, outras letras e números podem facilitar sua vida na hora de usar o YouTube.
Confira a seguir algumas opções:
•K: pausa ou dá play no vídeo;
•J: adianta o vídeo em 10 segundos;
•L: volta em 10 segundos;
•M: ativa ou desativa a função “mudo”;
•F: faz o vídeo entrar ou sair do modo de tela cheia;
•C: liga ou desliga o recurso de “closed caption”;
•Números de 1 a 0 (acima das letras): salta para pontos específicos do vídeo.
Fonte: TecMundo
0 curtiram
Postado por Danilo
Há uma introdução sobre educação especial, e nela, não é sequer citada a Audiodescrição.
Outras medidas de acessibilidade como Libras, por exemplo aparece em vários momentos.
Quando tratam de acessibilidade comunicacional, não citam a Audiodescrição, assim como não é garantido a figura do audiodescritor em momento algum como um profissional da educação.
Fundamental que nos mobilizemos para que o tema não fique de fora!
É possível sugestões individuais pelos seguintes canais:
Telefone: (61) 2022-9307
E-mail: basenacionalcomum@mec.gov.br
Ou pelo site:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Acho importante uma manifestação coletiva! Por uma BNCC radicalmente inclusiva!!!
A Base Nacional Comum está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014.
É ela quem vai definir, a partir do ano que vem, quais são os "objetivos de aprendizagem" a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Maria Glória Batista da Mota
Secretária Executiva da ONCB
SCS Q. 1, Bloco B, Sala 307
Edifício Maristela
70308-900 - Brasília - DF
Tel/Fax: 61-3041-8288
brasilia@oncb.org.br
www.oncb.org.br
0 curtiram
Postado por Danilo
Prefeitura não poderá mais apreender carros.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira, 2/2, uma decisão liminar que garante aos motoristas do Uber continuarem trabalhando na capital paulista.
Com isso, os órgãos de fiscalização municipais não poderão barrar os serviços e veículos dos motoristas do polêmico aplicativo, que é acusado de concorrência desleal pelos taxistas.
Em sua decisão, o desembargador Fermino Magnani Filho cita ainda os episódios de violência física cometidos por motoristas de táxi contra os motoristas do Uber.
Para o Uber, a decisão da Justiça de SP também legitima a proposta de regulação apresentada há algumas semanas em consulta pública pelo prefeito Fernando Haddad.
Prefeitura
Após a liminar, o secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto afirmou que a Prefeitura não mais apreender veículos do Uber na cidade.
Estima-se que já foram apreendidos cerca de 160 veículos ligados ao Uber em São Paulo.
Atualmente, o Uber está disponível em seis cidades brasileiras: SP, RJ, BH, Porto Alegre, Brasília e Campinas.
Fonte: G1
0 curtiram
Postado por Danilo
Quem admite é a assessoria de imprensa da companhia Cascol, dona de praticamente um terço dos postos do DF.
A empresa, historicamente, comanda o mercado de combustíveis na capital do país e dita os preços a serem adotados pelas demais redes.
O promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski reforçou que a população deve contar com uma queda no preço da gasolina nas bombas “nas próximas semanas”.
Motivo
Tudo isso acontece depois que a 3ª Vara Cível de Brasília determinou que a Rede Cascol, apontada como “cabeça” do cartel no DF, limite a margem de lucro sobre a gasolina comum em 15,87% nos próximos seis meses.
A decisão saiu na última sexta-feira, 22 e o prazo já está em vigor.
A Cascol assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que se compromete em “promover os ajustes necessários nos preços dos combustíveis da gasolina comum”.
A execução provisória veio após ação da Prodecon, Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor e um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado também nesta segunda-feira (25).
A decisão impõe uma multa de R$ 50 mil a cada “situação de descumprimento”.
Cartel
O nível da margem de lucro refere-se à ação civil pública de 2007, contra o aumento considerado abusivo de preços praticados pela Rede Cascol, ressuscitada após a deflagração da Operação Dubai, que em novembro de 2015 desbaratou o cartel de combustíveis na capital do país.
Com informações do Fato OnLine
0 curtiram
Postado por Danilo
Uma vacina para o zika pode estar pronta para uso emergencial em novembro, muito antes do período estimado por autoridades de saúde, afirma um dos institutos que desenvolve o remédio.
O novo imunizante está sendo criado pelo Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá e pela Universidade da Pensilvânia (EUA), em parceria com as empresas farmacêutica Inovio, americana, e GeneOne, sul-coreana.
Segundo Gary Kobinger, cientista canadense na gestão do projeto, é possível que o imunizante comece a ser testado já em agosto.
Após passar por avaliação de segurança, a vacina estaria pronta para ser usada ainda em caráter emergencial – antes de comprovação definitiva de eficácia em novembro.
Mesmo do ebola
“Essa vacina é fácil de produzir. Ela seria fabricada em escala realmente grande em um período curto”, afirmou Kobinger, que trabalhou também na criação de uma vacina eficaz contra o Ebola na Guiné.
“A primeira coisa é estarmos prontos para o pior.”
Joseph Kim, CEO da Inovio, afirma que a agenda adotada para desenvolver a vacina é ousada, mas possível.
“Acredito que essa será a primeira vacina a entrar em testes humanos”, disse. “Acreditamos estar à frente do pelotão principal na corrida por uma vacina para o zika.”
O Instituto Butantan, de São Paulo, promete desenvolver uma vacina “em tempo recorde”, que na avaliação da direção da entidade significa algo entre três e cinco anos.
Já autoridades sanitárias americanas estimam uma escala de vários anos para desenvolver um imunizante eficaz.
Com informações do da Reuters e G1
2ª.: Cientistas fazem colírio para curar glaucoma
Pesquisadores norte-americanos descobriram uma possível causa do glaucoma e estão desenvolvendo um colírio para tentar curar a doença, q que rouba a visão de 60 milhões de pessoas em todo o mundo.
O estudo foi publicado, este mês, no Journal of Clinical Investigation.
Comunicado da Universidade de Northwestern (UN), informa que o novo estudo identificou os blocos moleculares necessários para a reabilitação dos mecanismos de drenagem no olho e fornece as “ferramentas” químicas para os reparar.
Até agora, a base molecular da doença, causada pela deficiência dos canais de drenagem, era desconhecida.
Segundo a autora, Susan Quaggin, neurologista na UN, “este é um grande passo na compreensão da causa da doença”.
Colírio
A cura pode estar em um colírio, um medicamento aplicado diretamente nos olhos ou nas pálpebras, que está sendo desenvolvido pela pesquisadora Quaggin em colaboração com Amani Fawzi, professor e médico oftalmologista, Xiaorong Liu, professor assistente de Oftalmologia, e Samuel Stupp, cientista na UN.
“Imaginem se pudéssemos aumentar o canal de Schlemm [vaso que se destina à drenagem de um líquido aquoso excedente dos olhos] nas pessoas com glaucoma de forma a diminuir a pressão no olho”. “É isso que nós esperamos com este novo colírio”, disse Quaggin.
A doença
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intra-ocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, compromete a visão. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
A pesquisa da universidade encontrou uma sinalização química fundamental para o funcionamento saudável do canal de Schlemm e as substâncias necessárias para o seu crescimento e desenvolvimento.
Este processo químico funciona como chave e fechadura.
A fechadura é uma substância chamada Tie2 e a chave para a abrir é um fator de crescimento chamado angiopoietina (conjunto de fatores de crescimento).
A falta de um dos dois prejudica o funcionamento do canal de Schlemm e provoca o aparecimento do glaucoma.
O estudo foi desenvolvido em cobaiais, mas Quaggin acredita que as descobertas possam ser relevantes no glaucoma humano.
Fonte: O Globo
3ª.: Grosseria pega e se espalha feito vírus: quebre esse círculo vicioso
Quer melhorar sua relação com clientes, amigos e parentes?
Aprenda a fugir de grosserias e de gente grossa, que vive soltando os cachorros.
Sim, a grosseria pode pegar tanto quanto gripes, viroses, ou qualquer outra doença infectocontagiosa.
Pesquisadores da Universidade da Florida, nos EUA descobriram que quando alguém é alvo de um comportamento rude, ou apenas testemunha algo do tipo, uma espécie de “vírus da hostilidade” se acende e vai se espalhando entre as pessoas.
Mesmo sem querer você acaba passando esse comportamento adiante, para gente que não tem nada a ver, e essas pessoas, sucessivamente, vão aumentando a onda da grosseria entre os seres humanos.
O que há de bom nisso?
É que enxergando o problema e sabendo que a grosseria vai pegar em você, seu cérebro trabalha para se abster… e você pode ajudar a quebrar esse círculo vicioso.
A pesquisa
A descoberta foi feita depois que os pesquisadores analisaram três estudos sobre esse comportamento.
No primeiro, um grupo de voluntários presenciou uma figura de autoridade esbravejar com alguém que chegou atrasado, enquanto o outro viu de perto uma cena com uma atitude mais polida por parte da chefia.
Depois disso, ambas equipes tiveram que identificar rapidamente sequências de letras em um texto, exercício neurológico conhecido como tarefa de decisão lexical.
Os resultados finais do teste mostraram que as pessoas expostas a atitude grosseira encontraram mais rapidamente palavras de conotação rude no texto.
No segundo trabalho científico, um grupo de participantes viu um vídeo que mostrava interações ríspidas entre colegas de trabalho, enquanto outros voluntários assistiram cenas de relações harmoniosas no escritório.
Em seguida eles tiveram que responder e-mails para alguns clientes, que enviaram mensagens de forma muito rude, moderada ou normal.
Segundo os pesquisadores, os voluntários que assistiam ao “vídeo grosseiro” foram mais suscetíveis a interpretar os e-mails normais e moderados com agressivos, e responderam de acordo.
O último estudo submeteu os indivíduos à uma série de negociações com diferentes parceiros.
Ao longo do experimento, os cientistas perceberam que quando um participante negociou com um colega esquentadinho, replicou a mesma atitude indelicada com o colega seguinte.
De acordo com a pesquisa, o sentimento de hostilidade evocado pelo comportamento rude durou semanas.
Portanto, pense bem antes de soltar os cachorros em alguém, porque uma “corrente da hostilidade” pode se iniciar… e só Deus sabe onde isso vai parar.
Com informações do GQ
0 curtiram