Vamos lá! Poste recados com quaisquer tipos de assuntos, notícias globais, declarações de amor, e muito mais!
Neste espaço, o objetivo é proporcionar uma grande interatividade entre todos postadores e visitantes. Sempre que possível, estaremos postando comunicados com informações úteis.
Antes de postar, clique aqui para ler Nosso Regulamento.
Regulamento atualizado em: 30 de Janeiro de 2016.
Para ir direto ler as mensagens aperte a tecla Alt + 5 ou Clique Aqui!
Temos ao total: 41689 recados postados.
Para buscar um recado, preencha o campo abaixo:
Cegueta.com - © 2026 - Todos os direitos reservados.
Postado por Gisele Cristina
Revolta, crítica e lamentação são como fel e não adoçam a vida.
O que adoça mesmo a vida é o pensamento confiante e positivo, por
ser de ordem superior e em condições de gerar alegria e paz de espírito.
Quem se acostuma ao pessimismo, à crítica, às queixas, torna-se
endurecido às transformações, incapaz de elogiar, ser alegre e esperançoso.
Nunca faça comentários ferinos ou tenha explosões de cólera.
Coloque o pensamento, o olhar, a voz e a ação
no bom sentido, e se dará bem com todos.
Para fazer um doce usa-se açúcar e não fel.
Lourival Lopes
Extraído de "Otimismo todo dia"
0 curtiram
Postado por Lucas
Então chegou a tão sonhada sexta-feira.
Justiça seja feita. Nós merecemos!
Brilhante participação a dos colegas acerca do momento de instabilidade que nosso país enfrenta.
Parabenizo a todos.
Independentemente de apostarmos neste ou naquele partido, de torcermos pelo impeachment ou pela permanência da dona Dilma, devemos lembrar que a imparcialidade, o respeito e a calma devem prevalecer.
Confiemos na justiça, e se de fato a incansável presidente não tiver máculas será absolvida das acusações.
Infelizmente não contamos com pessoas capacitadas e honestas para assumir nosso país.
Conforme bem explicitou nosso prezado Vagner, a corrupção sempre existiu e continuará, mas no momento o que mais precisamos é que nosso país recupere a confiança perdida.
Se o governo atual pecou em suas ações, então que seja punido; e nosso país, que tanto foi prejudicado, precisa receber socorro o mais breve possível.
Guerra civil? Não, nada de guerra. Precisamos da paz, lutemos por ela.
Aguardemos e tenhamos calma.
0 curtiram
Postado por Arnaldo
0 curtiram
Postado por joão batista oliveira marques
Era uma vez um grupo de sapinhos.
que organizaram uma competição.
O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...
A corrida começou...
Sinceramente:
Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.
Eles diziam coisas como:
"Oh, é difícil DEMAIS!!
Eles NUNCA vão chegar ao topo."
ou:
"Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!"
Os sapinhos começaram a cair. Um por um...
... Só algums poucos continuaram a subir mais e mais alto...
A multidão continuava a gritar
"É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"
Outros sapinhos se cansaram e desistiram...
...Mas UM continuou a subir, e a subir...
Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!
Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo?
E o resultado foi.
Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
A moral da história é:
Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas...
porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos. Aqueles que você tem no coração!
Sempre se lembre do poder das palavras.
Porque tudo o que você ouvir e ler irá afetar suas ações!
Portanto:
Seja SEMPRE.
POSITIVO!
E acima de tudo:
Seja SURDO quando as pessoas dizem que VOCÊ não pode realizar SEUS sonhos!
Sempre pense:
Eu POSSO fazer isso!
0 curtiram
Postado por joão batista oliveira marques
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
"Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso,
é uma história sobre mim?" A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o
neto: "Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais
importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria de
que você fosse como ele, quando crescesse." O menino olhou para o lápis
intrigado, e não viu nada de especial. "Mas ele é igual a todos os lápis
que vi em minha vida!" "Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele, e se você conseguir mantê-las, será sempre uma
pessoa em paz com o mundo. Primeira qualidade: Você pode fazer grandes
coisas, mas não deve esquecer jamais que existem mãos que guiam seus
passos. Estas mãos, nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzí-lo
em direção à sua vontade. Segunda qualidade: De vez em quando eu
preeciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com
que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma
pessoa melhor. Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma
borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma
coisa que fizemos, não é necessariamente algo mau, mass algo importante
para nos manter no caminho da justiça. Quarta qualidade: O que realmente
importa no lápis, não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite
que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de
você. Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma
marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá
deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
0 curtiram
Postado por joão batista oliveira marques
Microcefalia é o nome que se dá quando uma criança tem a cabeça menor do que o considerado padrão. Não é exatamente uma doença, e sim um sinal de que o cérebro pode não estar crescendo como deveria.
É o crescimento do cérebro que faz o crânio crescer.
Se o cérebro realmente não se desenvolve, a criança pode vir a ter deficiências intelectuais e físicas, em variados graus. Mas é possível uma criança ter microcefalia e não ter atrasos.
É importante lembrar que o cérebro é um órgão ainda bastante misterioso e surpreendente, e são muitos os casos de problemas cerebrais em que as crianças se desenvolveram muito melhor do que previam os médicos.
Como a microcefalia é diagnosticada?
Ainda no útero, a microcefalia pode ser diagnosticada por ultrassom, quando a medida da cabeça (perímetro cefálico), comparada com outras medidas do feto e com a idade gestacional, fica abaixo do esperado.
Tenha em mente que no ultrassom a medição pode não ser exata, porque depende da habilidade do profissional, da posição do bebê e da qualidade do equipamento.
Para bebês nascidos com 37 semanas ou mais de gestação, a microcefalia é diagnosticada com uma simples fita métrica.
São considerados casos suspeitos de microcefalia aqueles em que o perímetro cefálico é igual ou inferior a 31,9 cm, para meninos, e 31,5 cm ou menos para meninas, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para os bebês nascidos com menos de 37 semanas, o parâmetro é uma curva desenvolvida pela OMS que leva em conta peso, comprimento e circunferência da cabeça.
Mas apenas a medida não é suficiente para determinar se há malformação no recém-nascido. É preciso levar em conta também:
A circunferência cefálica dos pais (se os pais também tiverem a cabeça pequena, pode ser apenas uma característica hereditária).
O fato de o bebê ter nascido de parto normal. É recomendável repetir a medida do perímetro cefálico 3 ou 4 dias depois do parto, porque a cabeça do bebê tem a capacidade de "afinar" para passar pelo canal de parto, e demora alguns dias para voltar ao normal.
As proporções do corpo da criança. Uma criança de estrutura pequena tende a ter uma cabeça menor.
Em que momento é possível diagnosticar com certeza a microcefalia?
Como a microcefalia surge porque o cérebro para de crescer, demora um certo tempo para percebê-la em exames.
Por exemplo, se o problema que deflagrou a microcefalia tiver acontecido no primeiro trimestre da gravidez, pode ser que no ultrassom morfológico do segundo trimestre, por volta de 20 semanas, o tamanho da cabeça ainda esteja dentro do normal, e só num ultrassom mais adiante a microcefalia seja percebida, ou mesmo após o nascimento.
A microcefalia pode só ficar evidente depois de o bebê nascer. O bebê pode ter um perímetro cefálico normal ao nascer e a cabeça parar de crescer no ritmo esperado nos meses seguintes. É por isso que a medida do perímetro cefálico faz parte dos procedimentos das consultas de rotina no pediatra.
O que provoca a microcefalia?
Em muitos casos, a causa da microcefalia não é conhecida. Entre os motivos conhecidos de microcefalia estão:
Síndromes ou problemas genéticos, como a síndrome de Down, trissomia do 18 e do 13, entre centenas de outras. Em caso de síndrome genética, pode haver malformações em outras partes do corpo;
Infecções sofridas pela mãe durante a gravidez, como a rubeola, citomegalovírus, toxoplasmose, sífilis e possivelmente a zika;
Exposição da mãe a agentes teratogênicos durante a gravidez (radiação, substâncias químicas, consumo de álcool ou drogas);
Craniossinostose ou cranioestenose: fechamento prematuro das moleiras do bebê. Nesse caso, o problema inicial é com os ossos do crânio e não com o cérebro;
Desnutrição, fenilcetonúria ou diabete mal controlada na mãe durante a gestação;
Lesão ou trauma no cérebro do bebê, por exemplo na hora do parto. Nessa situação, a microcefalia só aparece conforme o bebê vai crescendo.
Exames de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada podem dar indicações da causa da microcefalia. A presença de calcificações aponta para algum tipo de infecção.
O bebê com microcefalia terá um desenvolvimento normal?
Apenas pela medida da cabeça, não é possível saber se o bebê vai se desenvolver normalmente ou não. Tudo vai depender da situação do cérebro.
Os resultados de exames como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem dar indícios sobre eventuais malformações no cérebro. Quando o cérebro é também menor que o padrão, o distúrbio pode ser chamado de microencefalia.
Mesmo com as imagens do cérebro nas mãos, o médico não tem como saber com exatidão quais deficiências ou problemas a criança pode ter conforme for crescendo.
Os problemas mais comuns em crianças com microcefalia são atraso intelectual e motor, paralisia cerebral, epilepsia, distúrbios oftalmológicos, hiperatividade.
Crianças com microcefalia são acompanhadas por um neurologista pediátrico e outros especialistas para observar eventuais atrasos no desenvolvimento.
Em princípio, quanto menor for a cabeça da criança, maior a gravidade das sequelas, mas essa correlação não é totalmente comprovada.
Qual é o tratamento para a microcefalia?
Infelizmente não é possível recuperar o crescimento perdido no cérebro, nem fazer o crânio voltar ao tamanho normal -- com exceção dos casos de cranioestenose, que são raros.
Mas o acompanhamento constante da criança para introduzir terapias e estímulos o quanto antes contribui para o desenvolvimento intelectual e motor.
Podem ser usadas medicações e tratamentos para questões específicas. Por exemplo, se houver epilepsia, a criança pode tomar remédios para controlar as convulsões.
Há algo que eu possa fazer para evitar que o bebê tenha microcefalia?
Não exatamente. Você pode cuidar da sua saúde antes de engravidar e durante a gestação, e tomar medidas para tentar não se expor a substâncias tóxicas ao bebê nem pegar infecções que possam causar o problema.
Nem sempre isso depende da sua vontade, por mais que você se previna. Caso você pegue uma infecção que possa causar microcefalia, siga o tratamento indicado pelo médico. Em alguns casos, como em infecções virais como a zika, não há tratamento específico.
Não existe um exame durante a gravidez que possa garantir, com certeza absoluta, que a criança não terá o problema. Exames de ultrassom ajudam a monitorar o crescimento da cabeça do bebê, mas não há nenhuma intervenção, após a infecção, que possa evitar o surgimento da microcefalia, caso tenha havido dano ao tecido cerebral.
E, se ela de fato nascer com microcefalia, além das intervenções e tratamentos iniciados o quanto antes, o que fará mesmo diferença na vida dela é o apoio e carinho da família, para que ela se desenvolva da melhor forma possível.
0 curtiram
Postado por Cida Silva
Parabenizo aos muralista que com muita ética e respeito tem manifestado aqui a cerca da situação política do nosso país. É importante, lermos, acompanhar as reportagen e fazer uma avaliação crítica e imparcial desse momento tão caótico que enfrenta o Brasil. No mais, fiquem na paz. Forte abraço a todos e até breve!.
0 curtiram
Postado por joão batista oliveira marques
A falta de piedade e de indulgência na apreciação do comportamento dos outros, tem causado infelicidade e desgosto na vida de muitas pessoas.
Um dia desses uma senhora narrava o seu desconforto, quando percebia os comentários ácidos a seu respeito, quando ela e o marido buscavam os primeiros lugares para
se sentar, nos eventos de que participavam.
Ela, uma senhora muito jovial, sempre sorridente, simpática e cordial, é portadora de uma deficiência auditiva grave.
Mesmo com a ajuda dos aparelhos precisa da leitura labial para entender o que as pessoas falam.
É esse o motivo pelo qual sempre busca os primeiros lugares, e o esposo lhe faz companhia.
Na tentativa de evitar os comentários maldosos, ela costumava se justificar, sempre que havia alguém por perto, quando ia se sentar na primeira fila.
Com o passar do tempo, notou que não bastava dar satisfação a uns, pois sempre restava alguém para comentar maldosamente a sua atitude.
Como o casal se tornou conhecido em muitos dos lugares que freqüenta, é comum encontrar duas poltronas reservadas, bem à frente, para se sentar. E isso incomoda
os impiedosos de plantão.
Mais uma vez temos que dar razão a Jesus, quando recomendou o não julgueis.
Quem desconhece todos os porquês das atitudes de cada pessoa, e estabelece julgamentos precipitados e maldosos, acaba agindo com impiedade e injustiça.
Foi o que ocorreu com uma jovem cantora, portadora de deficiência visual, que se apresentava num restaurante.
Um cliente, que simpatizou com a moça, passou a fazer gestos de aprovação e a lhe mostrar, vez ou outra, um copo com bebida, oferecendo-lhe um drinque.
Como a moça não demonstrava nenhum sinal de interesse ou agradecimento, ao final da apresentação ele foi até o palco e despejou um copo de bebida com pedras de gelo
sobre os pés da cantora, e falou: "Isto é para você deixar de ser mal-educada e indiferente aos meus galanteios!"
A moça, que não sabia o que estava acontecendo, saiu tateando, assustada, em busca de alguém que a ajudasse a entender a situação.
E o rapaz, só depois do vexame, se deu conta de que a cantora não era mal-educada, nem indiferente, apenas não podia vê-lo.
Casos como esses nos levam a refletir sobre como somos impiedosos ao julgar indivíduos que desconhecemos.
Não seria mais justo e coerente não julgar?
E o que é mais lamentável é que mesmo percebendo que fomos injustos e impiedosos, dificilmente pedimos desculpas.
A consciência nos acusa, mas o orgulho nos impede o gesto de humildade.
E o orgulhoso sofre mais, não há dúvida. Ele prefere a autopunição, com enfermidades variadas, a um pedido sincero de perdão.
É mais fácil para o orgulhoso amargar uma doença, causada pela consciência de culpa, do que reconhecer que falhou na apreciação de pessoas ou situações.
E como a consciência nos acompanha dia e noite, e não podemos fazê-la calar-se, é preciso ouvi-la com mais atenção.
Procure observar o mundo com olhos de fraternidade, de piedade, de compaixão.
Considere que as aparências podem nos enganar, muitas e muitas vezes.
Para construir um mundo onde a felicidade esteja mais presente, é preciso corrigir o nosso olhar e a nossa forma de apreciação de pessoas e situações.
Pensemos nisso, sempre que a tentação de julgar os outros se apresentar.
0 curtiram
Postado por Gisele Cristina
e assuntos de dor e revolta, a ponto de fazê-lo perder a
esperança, tome a resolução de modificar tudo
através de uma ação enérgica.
Mesmo a custo, levante o ânimo e examine cada caso, cada
problema, procurando a solução com calma.
Talvez um dependa da espera, outro de energia maior,
outro de ser abordado diferentemente, mas todos
são superáveis, deles não restando
senão vaga lembrança.
Não se abata, seja qual for a dificuldade.
Quando não souber o que fazer, ore a Deus,
confie Nele e Ele mostrará como proceder.
Não é por estar sem problemas que o
homem sorri, mas por poder superá-lo.
Lourival Lopes
Extraído de "Otimismo todo dia"
0 curtiram
Postado por joão batista oliveira marques
Você já pensou na importância dos detalhes?
Muitas pessoas falam de moralidade, virtude e bondade, mas são
raras as que praticam essas qualidades no dia-a-dia, com as pessoas com as
quais convivem.
Seus olhares geralmente estão voltados para o todo, para a
comunidade, mas se esquecem de que o todo é formado pelos indivíduos.
Para que se possa efetivamente aumentar o bem-estar geral, é
preciso iniciar por praticar virtudes como a de responder gentilmente a um
familiar ou colega de trabalho, no momento em que este solicita.
Quem não dá importância aos detalhes, não terá êxito nas grandes
coisas, pois as coisas grandiosas são compostas pelas pequeninas.
Pensando assim, chegaremos à conclusão de que detalhes não
existem de fato.
O que nos parece um detalhe é a parte mais importante, e a que
realmente faz a diferença.
É inegável que a vida se torna mais leve quando somos tratados
com pequenos gestos de gentileza, cortesia e atenção.
Ainda que possam nos parecer insignificantes, as ações
benevolentes provocam um efeito semelhante ao que ocorre quando jogamos uma
pedra num lago.
Pequenas ondulações surgem e vão se espalhando pela superfície
líquida. Assim também os pequenos gestos de bondade provocam ondulações no
caráter de quem os recebe.
Essas atitudes têm um grande poder de transformação, pois quem
as experimenta se deixa penetrar pelas vibrações agradáveis e tende a
repeti-las com as outras pessoas.
Por isso, se você se importa mesmo com o bem geral, comece por
promover a sua melhoria íntima, nos mínimos detalhes.
Comece a observar suas ações no dia-a-dia e se questione sempre:
"Esta minha atitude está contribuindo para que eu me transforme no tipo de
pessoa que desejo ser?"
"Minha maneira de agir com as pessoas que cruzam o meu caminho
está contribuindo para o bem-estar geral?"
Um único minuto de atenção que damos a alguém pode significar
muito para o bem geral.
Da mesma forma, uma palavra áspera, a indiferença diante da dor
de alguém e a falta de atenção podem gerar dissabor em grande escala.
Por todas essas razões, se você deseja construir um mundo melhor
comece a prestar atenção nos detalhes.
Olhe para dentro de cada coração e descubra ali os valores
existentes e use-os para gerar harmonia e bem-estar.
Um indivíduo que se sente feliz e valorizado, será, certamente,
mais um aliado seu para melhorar o mundo.
Um aliado que irá, tanto quanto você, vislumbrar o imenso
horizonte a ser conquistado, a ser cultivado com as flores de amizade, do
respeito e da bondade.
Quando prestamos atenção nos detalhes e aproveitamos cada
oportunidade para fazer o bem, estamos construindo o bem comum.
Agindo assim chegaremos à essência da vida. E a essência da vida
é o amor. Não um amor geral, destituído de significado, mas um amor ativo,
criativo e atencioso nos mínimos detalhes.
Pense nisso!
Todas as pessoas que fizeram e fazem a diferença no mundo,
cuidaram dos detalhes.
Um olhar de ternura, uma resposta gentil, um pequeno favor, a
atenção aos que são desprezados pela maioria, são qualidades das pessoas de
bem.
Assim, se desejamos realmente fazer o bem devemos fazê-lo nos
mínimos detalhes...
Pensemos nisso!
0 curtiram